Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, ovos pintados com cores brilhantes, simbolizando a vida, e chocolate, conhecido por ser uma fonte de energia.
A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade. A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
O ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antigüidade, onde eram verdadeiras obras de arte. Mas os ovos ainda não eram comestíveis. Pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate.
Para os Maias e os Astecas o chocolate era considerado sagrado. Na Europa chegou por volta do século XV e era consumido como uma bebida. Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Depois de ler o significado e como surgiu cada símbolo da páscoa, que tal fazer uma festa para comemorar essa data que celebra a vida?




0 comentários:

 
A vida é uma festa © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects